sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Inteligência emocional?

Percebi que grande parte das pessoas concursandas que eu conheço, incluindo euzinha aqui, tem que aprender a lidar não só com o Direito Administrativo, o Direito Constitucional, ou seja lá o que for. O que está em jogo também é a sua inteligência emocional. Afinal de contas, desequilíbrio não é bom em nada e no nosso emocional então.... Melhor nem comentar.

Muita gente que se prepara para concursos enfrenta um conflito enorme: à medida que tem de aprender diversas matérias, experimenta um estado emocional destruído por todos os tipos de cobranças feitas por si mesmas e por terceiros. E eu admito que a cobrança feita por si mesmo é ainda pior. Porque é ela que pode te derrubar da sua vaga. Mais do que aquilo que vem de fora.

Alcançar a vitória não significa ter que sofrer sozinho e se isolar de tudo. A sensação é de que cada saída que você dá, você não merecesse aquelas risadas, aquela comida maravilhosa ou a companhia de quem se ama. Quem é que nunca passou por isso: Você sai pra dar uma distraída, quer relaxar. Mas quando chega no lugar não consegue parar de pensar no estudo que você está perdendo. No fim das contas, a distração adiantou algo? Não. O segredo para os resultados eficientes não é apenas o esforço intelectual, mas também um estado de espírito prazeroso que te leve a uma inteligência intelectual e a emocional.

Temos que aprender a lidar com nós mesmos. Eu escutei uma frase clichê outro dia, mas que me fez pensar no que eu estava passando: Nós somos os nossos maiores inimigos.

Se você ainda não obteve seu sucesso. Espere. Não se paute pelo seu fracasso na prova anterior. Tudo que você fizer baseado no passado interfere nos seus resultados do presente; é como se revivêssemos tudo, no momento atual, alcançando assim, os mesmos resultados desfavoráveis.

Como diria meu querido amigo Albert Einstein: "Loucura é fazer tudo do mesmo jeito e esperar um resultado diferente".

Mude sua forma de estudar. Descubra como estudar. E o principal: Tenha disciplina. Utilize os exemplos dos vencedores, não para copiá-los, mas descobrir como você é, como você se comporta em determinadas situações.

Um beijo e um abraço a todos.

Um comentário: